fbpx

Como surgiram os rótulos? Conheça um pouco dessa história

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
blank

Você costuma comprar produtos que chamaram a sua atenção pelos rótulos? 

Costuma ler todas as informações contidas em um rótulo?

E alguma vez já se perguntou como esses elementos surgiram? Desde quando eles existem e como foi sua evolução ao longo do tempo?

Se já ficou curioso com isso alguma vez, é hora de saber mais. Se não, leia mesmo assim e entenda o significado e a importância dos rótulos em nosso dia a dia e como estratégia para os negócios. 

Rótulos: breve histórico e evolução

blank

Para saber como surgiram os rótulos, precisamos entrar na História.

Antes da Primeira Revolução Industrial, as produções eram predominantemente artesanais. Com o surgimento das primeiras máquinas, os negócios começaram a ganhar outra conotação. 

Com os processos fabris modernizados, como novos tipos de produtos e novos fabricantes, começou ser importante identificar os produtos a fim de atrair os clientes e se destacar das possíveis concorrências. Foi então que surgiram os primeiros rótulos. 

Conforme foram se popularizando e outros fabricantes de um mesmo produto surgindo, iniciava-se a briga pelo rótulo mais bonito, mais criativo e que mais atraía o consumidor. 

Sabemos que desde então isso não mudou, no entanto, a evolução da criação de rótulos e etiquetas foi surpreendente. 

Você notou que inserimos um novo elemento, a etiqueta. Antes de continuarmos falando sobre a evolução desses componentes vamos abordar o que é cada um deles, para que você entenda os conceitos por trás de cada um desses elementos.

Rótulo ou etiqueta?

Os rótulos dão características mais refinadas e um apelo mais comercial aos produtos. Sua função é bem mais do que transmitir informações: se espera que sejam capazes de despertar o desejo de consumo. 

Por isso que os rótulos permitem que sejam aplicados muitos recursos gráficos e de comunicação visual. Além disso, também permitem cortes e formas diferenciadas. 

As etiquetas, por sua vez, são elementos mais simples. Elas servem para funções diversas, temporárias ou fixas, nas embalagens. 

As etiquetas são mais utilizadas para transmitir as informações exigidas por órgãos regulamentadores, além de identificar a marca. 

Outro uso bastante comum das etiquetas é para controle interno, com informações como números de registro, ciclo de vida do produto etc. 

De forma resumida, podemos dizer que os rótulos são mais estéticos e as etiquetas mais funcionais. 

Os rótulos na atualidade

blank

Atualmente, a impressão de rótulos e etiquetas é feita com as mais modernas tecnologias. Além disso, a área de design também evoluiu. Somado a isso, podemos colocar o aumento da concorrência.

Se houve uma época em que havia somente um fabricante de xampu, por exemplo, o que dizer de hoje, em que há uma infinidade de marcas brigando por espaço?

Por isso, é preciso enfatizar o investimento em embalagens, etiquetas e rótulos de qualidade. 

Os rótulos não são mera etapa em um processo de produção. Esse elemento deve ser elaborado com o intuito de que consiga criar uma conexão com o público-alvo.

E se você está se perguntando porque deve investir em rótulos de qualidade? Porque eles têm o poder de aumentar vendas e de destacar sua empresa no mercado. 

E nós, da VR Label, estamos aqui para ajudar nisso. Contamos com modernos equipamentos e um time de profissionais altamente capacitados para garantir que a solução que você precisa atenda às suas necessidades e expectativas. 

Esperam que tenha gostado de conhecer sobre como surgiram os rótulos.

Fale conosco, tire suas dúvidas ou peça um orçamento. Juntos vamos encontrar a melhor solução para o que precisa. 

Dúvidas ou sugestões? Use o espaço dos comentários.

Nos vemos no próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossa página nas redes sociais:

Solicite seu Orçamento

Fique tranquilo(a) que o nosso orçamento é sem compromisso. Você só vai se tornar nosso cliente quando tiver certeza de que somos a melhor opção para a sua empresa.

Últimas Postagens:

Cadastre-se e receba nossas notícias!

Arquivos relacionados: