Você sabe o que é rotulagem nutricional? É aquela tabela encontrada em produtos, que contém informações nutricionais sobre os alimentos.
É obrigatória para rótulos de alimentos embalados sem que o consumidor esteja presente (alguns são embalados na hora, como produtos a granel, legumes etc.).
Essa tabela é normalmente encontrada nas laterais ou versos de caixas, por exemplo.
A rotulagem nutricional teve destaque recentemente, pois a Anvisa — Agência Nacional de Vigilância Sanitária — aprovou uma nova norma sobre as informações.
Saiba mais lendo todo o artigo!
Objetivo e importância da rotulagem nutricional
Agora que você já sabe o que é rotulagem nutricional, entenda sua importância e o quais as informações que devem ser repassadas ao consumidor.
Objetivo da informação nutricional
O objetivo da rotulagem de alimentos é deixar claro ao consumidor o que ele está consumindo naquele produto. As informações que devem estar no rótulo são:
- quantidade
- qualidade
- composição
- possíveis riscos para a saúde
Isso é estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor, visando fornecer todos os dados nutricionais que ajudam na prática da alimentação saudável por meio de produtos industrializados.

Importância da rotulagem de alimentos
É por meio das informações nutricionais que as pessoas leem os rótulos, pois por ali conseguem saber se podem consumir determinado alimento. As questões são diversas: prevenção de doenças, comparações entre marcas ou produtos, problemas de saúde que impedem o consumo de alguns nutrientes.
Nova norma sobre rotulagem nutricional
Veja os principais pontos sobre a nova norma, aprovada pela Anvisa:
- rotulagem frontal: a grande mudança é a adoção de rotulagem nutricional frontal;
- cores das letras: outra novidade é com relação às cores das letras: agora são permitidas apenas letras pretas em fundo branco, para que cores não atrapalhem na legibilidade das informações;
- localização da tabela: agora há regras específicas sobre onde devem ficar as informações, para que não sejam colocadas em áreas de difícil visualização;
- informações da tabela: passarão a ser obrigatórias as identificações de açúcares totais (assim como dos adicionados), declaração de valor energético e nutricional (por 100ml ou 100g) e o número de porções por embalagem.
Sobre o tamanho de letra
Sabem aquelas letrinhas que muitas vezes nem conseguimos ler? Pois é, sobre isso também há novidades.
A nova norma prevê que sejam usadas as fontes Arial ou Helvética, no tamanho mínimo de 8 pontos (2,8 mm), podendo ser limitada a 6 pontos (2,2 mm).
Não pode mais ter o tamanho adotado por algumas empresas — e que era permitido na legislação anteriormente — de 1 mm.
Além da fonte, há também a especificação para o espaçamento entre as linhas, para impedir que os caracteres encostem na barra ou que se toquem.
A nova norma foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 8 de outubro de 2020. O prazo para adequação é de 12 meses.
Para finalizar: se você precisa de rótulos e etiquetas pode falar com um de nossos consultores.
Nossa empresa é destaque no segmento e atende a todo o país. Converse conosco e vamos juntos encontrar a solução que você precisa para o seu negócio.
Ficou com dúvidas ou tem sugestões? Use o espaço dos comentários.
Até nossa próxima postagem!