fbpx

Sistema de corte: sua gráfica sabe a importância desta etapa da produção de rótulos?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
blank

Na mesma medida que as tradicionais gráficas comerciais e promocionais correm para se reinventar diante da concorrência das mídias digitais, o mercado de impressão assiste ao crescimento de empresas migrando ou sendo criadas para atender clientes do segmento de rótulos.

Nesse mercado, assim como em tantos outros, existem gráficas que trabalham em alta qualidade e outras que não conseguem atender às exigências dos clientes a contento. E, quando se fala em qualidade, mais do que tecnologia, é necessário conhecer o setor e saber como aplicar a melhor solução para atender aquilo que o cliente ou dono de marca vislumbram.

Um erro muito comum é se pensar que a qualidade está somente em uma excelente impressão. Claro, isso é fundamental, mas não deixa de ser um erro. Quando falamos de negócio gráfico, ainda mais no setor de rótulos, precisamos enxergar o negócio “como um todo”, isto é, envolvendo todas as etapas da produção.

Tão importante quanto a impressão em si, o acabamento é uma etapa fundamental para que se possa entregar um produto de qualidade ao cliente. E, aqui, a escolha da tecnologia correta, adaptada às necessidades e processos de sua linha de produção, é fundamental.

Por exemplo, se você trabalha com impressão digital (na VR LABEL, temos duas máquinas com tecnologia de ponta para impressão digital), o acabamento deve ser ágil, assertivo e flexível. Afinal, não é possível trabalhar com uma tiragem de 500 rótulos, por exemplo, e gastar muito tempo em acerto de máquina ou em desperdício devido a problemas.

E, dentro do que temos como etapas de finalização de um produto, sem dúvidas uma das mais importantes é o sistema de corte usado. Basicamente, temos, como principais opções do mercado hoje:

– Sistema de corte mecânico, no qual as facas são produzidas mecanicamente (com lâminas fixadas em uma base ou usinada em aço). A fabricação dessas facas é demorada, requer manutenção constante e, dependendo do tipo de material do rótulo, podem ocorrer danos no momento do corte. É muito comum vermos isso nas chamadas “máquinas de batida”, nas quais os ajustes de penetração e altura do corte têm que ser muito precisos (e precisam ser constantemente regulados a cada trabalho).

– Sistema de corte a laser, no qual o desenho das facas é realizado via software e computador, e, posteriormente, aplicado no processo para replicar a forma de corte. Um grande benefício é a agilidade, já que, ao contrário do que ocorre muitas vezes com os sistemas mecânicos, não é necessário confeccionar as facas fora da empresa (o que leva tempo). Se pensarmos em produção digital, o corte a laser é o que melhor se encaixa nas características dessa tecnologia, oferecendo agilidade, flexibilidade na troca de trabalhos e tipos de cortes, e, principalmente, precisão, o que é muito importante quando pensamos em tiragens pequenas, típicas da impressão digital. Outra característica importante é a qualidade: por ser totalmente digital, problemas ligados a variações ou contratempos com ajustes são mínimos, e o corte é bastante preciso. E, a uma mesma etapa, podem ser agregados vários processos de acabamento: picote, gravação, inserção de códigos seriados, inserção de dados, entre outros, e pode ser usado em mídias como papel, BOPP, poliéster etc.

Ou seja, quando pensamos em obter um rótulo de qualidade, é fundamental que, além do parque de impressão, o cliente conheça também o setor de acabamento do fornecedor (gráfica), de modo a assegurar que seu produto e marca sejam trabalhados com alta qualidade do início ao fim do processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossa página nas redes sociais:

Solicite seu Orçamento

Fique tranquilo(a) que o nosso orçamento é sem compromisso. Você só vai se tornar nosso cliente quando tiver certeza de que somos a melhor opção para a sua empresa.

Últimas Postagens:

Cadastre-se e receba nossas notícias!

Arquivos relacionados: